top of page

Posts do fórum

Mateus Brito
Membro do GPPEC
Membro do GPPEC
25 de ago. de 2023
In Biblioteca
Indicação para leitura. Link: https://www.google.com.br/books/edition/O_Povo_Brasileiro/0phkBQAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover (https://www.google.com.br/books/edition/O_Povo_Brasileiro/0phkBQAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover)
O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, Darcy Ribeiro (1995) content media
2
0
26
Mateus Brito
Membro do GPPEC
Membro do GPPEC
25 de ago. de 2023
In Chamadas e Editais
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado e doutorado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (PPGSC/ISC-UFBA). O programa é um dos únicos do país com conceito 7 (nota máxima) na avaliação da CAPES. O PPGSC/ISC-UFBA conta com três áreas de concentração: Ciências Sociais em Sáude, Epidemiologia e Planificação e Gestão em Saúde. As inscrições vão até 30 de setembro de 2023. Link: http://www.isc.ufba.br/category/editais/ (http://www.isc.ufba.br/category/editais/)
2
0
15
Mateus Brito
Membro do GPPEC
Membro do GPPEC
25 de ago. de 2023
In Atualidades
Segundo dados da Anistia Internacional (2022), o Brasil desponta no "Relatório de Ataques Letais e Evitáveis", como o país mais perigoso no mundo para os defensores dos direitos humanos, registrando 58 assassinatos em 2022. A ativista, Yalalorixá e liderança quilombola Mãe Bernadete Pacifico, foi brutalmente assassinada em agosto de 2023, ela enfrentava conflitos em torno do direito à terra. A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), movimento social do qual Mãe Bernadete era dirigente, tem denunciado o aumento da violência no campo contra quilombolas, nos últimos 10 anos foram registrados mais de 30 assassinatos de quilombolas no Brasil, segundo a CONAQ. Neste sentido, uma das formas de combater a escalada na violência contra os defensores dos direitos humanos, se dá na institucionalização de mecanismos efetivos de proteção, bem como o combate à discursos estigmatizantes acerca dos direitos humanos, principalmente por parte de grupos neoconservadores do Brasil. Link: http://conaq.org.br/noticias/a-conaq-repudia-o-assassinato-da-coordenadora-nacional-bernadete-pacifico/ (http://conaq.org.br/noticias/a-conaq-repudia-o-assassinato-da-coordenadora-nacional-bernadete-pacifico/)
Brasil, um país nocivo aos defensores dos direitos humanos? content media
1
2
27
Mateus Brito
Membro do GPPEC
Membro do GPPEC
25 de ago. de 2023
In Discussões gerais
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação social constitui um dos pincípios doutrinários do sistema. Realizadas a cada quatro anos, as Conferências Nacionais de Saúde representam a instância máxima de controle social da política de saúde no Brasil. Sendo capaz de reunir gestores, usuários dos serviços de saúde e trabalhadores do SUS, para discussões e elaborações de propostas que definem os rumos do sistema nos próximos 4 anos. Com participação histórica da população negra e quilombola, a 17° Conferência Nacionald e Saúde avançou em discussões como o combate ao racismo e a promoção da equidade em saúde. Neste texto publicado no Nexo Jornal, fazemos reflexões acerca dos próximos passos da saúde da população negra e quilombola no Brasil. Link: https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/A-17%C2%AA-Confer%C3%AAncia-Nacional-de-Sa%C3%BAde-a-participa%C3%A7%C3%A3o-popular-e-a-garantia-de-direitos (https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2023/A-17%C2%AA-Confer%C3%AAncia-Nacional-de-Sa%C3%BAde-a-participa%C3%A7%C3%A3o-popular-e-a-garantia-de-direitos)
Direito à saúde, antirracismo e os dispositivos de controle social do SUS content media
2
0
16
Mateus Brito

Mateus Brito

Administrador
Membro do GPPEC
Armorial
Resenhador
Boia Fria
+4
Mais ações
bottom of page